
Uma operação da Polícia Militar Ambiental (PMA) realizada na semana passada para apurar diversas denuncias de poluição ambiental no município de Rio Brilhante (MS) terminou com multa no valor de R$ 250 mil aplicada a um fabricante de biodiesel. De acordo com notícias veiculadas pela imprensa local, os policiais constaram diversos vazamentos no sistema de tratamento de efluentes da empresa. Embora as notícias não nomeiem a usina multada, o único fabricante de biodiesel em Rio Brilhante é a Delta.
As informações dão conta que os efluentes corriam a céu aberto com risco de contaminação dos solos e do lençol freático. Além disso, a empresa realizou intervenções em suas instalações sem a autorização do órgão ambiental competente.Os policiais perceberam ainda embalagens vazias e os produtos químicos utilizados na limpeza da fábrica estavam armazenados de forma irregular.
Além da multa, a empresa foi notificada a realizar a remoção do material contaminante, a recuperação a área degradada e adequar o sistema de tratamento, bem como a drenagem dos efluentes da limpeza da fábrica.
Os responsáveis pela usina também poderão responder por crime de poluição o que pode render penas de um a quatro anos de reclusão.
Adaptação BiodieselBR.com
Com informações Capital News e Midia Max